segunda-feira, 25 de abril de 2011

SUGESTÃO AULA: GRANDEZAS E MEDIDAS

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TODOS OS ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EJA.
EIXO: GRANDEZAS E MEDIDAS

Para trabalhar medidas temos algumas sugestões, e vamos começar em MEDIDAS DE CAPACIDADE
- Usar 2 embalagens vazias de 500ml (mililitros) por exemplo, e mostrar que as duas juntas somam 1litro, usar 4 de 250ml e mostrar que juntas também somam 1 litro, e ainda usar 1 de 500ml mais 2 de 250ml e fazer a comparação. Verificaremos em situação concreta que, 1000ml é igual a 1litro.
- A partir daí é só mostrar que: se de 1litro eu tirar 200ml, quanto fica? e outras situações que podem ser geradas...
- É interessante encher as garrafas com água e usar corante para a água ficar colorida, dá uma visibilidade melhor e encher as garrafas usando um funil.
- Podemos trabalhar todas as operações: somando 1 garrafa de 250ml com uma de 500ml; subtraindo 250ml de 1litro; multiplicando 4 garrafinhas de 250ml; e ainda dividir 1l em duas, em 4, em 5 partes.
Enquanto conteúdo trabalhamos as quatro operações, números decimais, critérios de divisibilidade, transformações de litro para mililitros, e infinitas situações que podem ser criadas a partir do material sugerido.

MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Em medidas de comprimento o melhor é levar uma fita métrica ou uma trena para a sala de aula e propor aos alunos que meçam suas alturas, largura da sala e outros espaços que forem possíveis em sala de aula. Faz-se necessário, aproveitar para falar e mostrar as medidas não convencionais (palmos, passadas, braçadas, e outras).
É interessante neste momento, mostrar ao estudante a medida convencional o metro. E que o metro pode ser dividido em 100 partes iguais (como é mostrado na fita métrica) e que cada parte é chamada de centímetro. Daí a nossa medida de altura, por exemplo, ser 1 metro e 65 centímetros, porque temos um metro completo e mais 65cm. Logo, a altura é 1,65m.

MEDIDA DE MASSA
Em massa o instrumento mais adequado a ser utilizado é balança. Pode-se levar para a sala de aula uma balança doméstica, ou até levar para uma farmácia, posto médico (pedindo autorização) próxima a escola. Pesar todos os estudantes e montar uma tabela: quem pesa mais, quem pesa menos, quantos tem a mesma medida, montar um gráfico, e outras.
Em massa a unidade de medida é o grama (O GRAMA)e que 1000g é igual a 1 quilograma (1Kg)ou seja, 1000 vezes o grama. Lembramos ainda, que podemos propor situações com probabilidade e estimativas.

Ainda vale no início da abordagem do conteúdo mostrar apenas a linguagem matemática:
- 1 metro e 65 centímetros = 1,65m (lembrar aos alunos que a vírgula separa o metro completo, dos centímetros que ainda não completaram o metro);
- 1 litro e 250 mililitros = 1,250l (lembrar aos alunos que a vírgula separa o litro completo, dos mililitros que ainda não completaram o litro);
- 54 quilogramas e 300 gramas = 54,300Kg (lembrar aos alunos que a vírgula separa o quilograma completo, dos gramas que ainda não completaram o quilograma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário