quarta-feira, 18 de abril de 2012

A VERSATILIDADE DO TANGRAM


A VERSATILIDADE DO TANGRAM
BRINCANDO E APRENDENDO COM O TANGRAM
A Lenda do Tangram
Um imperador chinês chamou um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos seus domínios e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando apenas uma prancha quadrada.
Apesar da dificuldade proposta, lá foi o artista, China afora, para tentar cumpri-la. No caminho, ao atravessar um riacho, caiu, e a prancha quebrou em sete pedaços. Precisava reuni-las, e após muitas tentativas percebeu que, a cada uma delas, ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente.
Voltou rapidamente para mostrar aquela maravilha ao imperador, que ficou muito satisfeito com a possibilidade de retratar todas as coisas, usando apenas aquelas sete peças...

Justificativa:
 O trabalho com tangram é de grande valor para os estudantes, pois parte de uma situação concreta, propiciando a construção do conhecimento a partir de uma situação empírica e lúdica, uma vez que as crianças podem manusear as peças e testar diferentes hipóteses para chegar à construção do saber.
            O jogo e o brincar estimulam a representação à expressão de imagens e permite que o estudante situe-se na presença de tudo que existe no cotidiano.  O objeto lúdico propõe um mundo imaginário da criança e do adulto.
            Segundo Vygotsky, o jogo é uma ação voluntária da criança, onde o que importa é o processo em si e não o resultado final. O jogo inclui sempre uma intenção lúdica do jogador e defende que toda conduta do ser humano, incluindo suas brincadeiras, é construída como resultado de processos sociais.

Objetivo Geral:
Construir o Tangram usando dobradura associando o lúdico e o plástico a conceitos matemáticos consistentes e elaborados.

Objetivos específicos ao trabalhar com Tangram: 
  • Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese (a regra básica do jogo é que cada figura formada deve incluir as sete peças);
  • Reproduzir as figuras apresentadas nas cartelas (podem ser criadas figuras livremente);
  • Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
  • Familiarizar o estudante com as figuras básicas da Geometria;
  • Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
  • Estimular a participação do estudante em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.
Conteúdos:

- Polígonos e ângulos;
- Perímetro;
- Área;
- Frações com o Tangram;
- Subtração com o Tangram;
- Medidas.

Metodologia:

Exploração do tangram: identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. 

Produto final:

Exposição na Mostra de Matemática de painéis com figuras montadas com o Tangram.  


Recursos Materiais:

  • Computador;
  • Data show;
  • Vídeos “Construções de figuras utilizando o Tangram, Frações e Subtrações com o Tangram”;
  • 1 resma de papel A4;
  • 5 folhas de emborrachado;
  • 10 tesouras;
  • 10 estiletes;
  • 20 réguas;
  • Lápis grafite com borracha;
  • Lápis para quadro branco;
  • Apagador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário