A
VERSATILIDADE DO TANGRAM
BRINCANDO E APRENDENDO COM O
TANGRAM
A Lenda do
Tangram
Um
imperador chinês chamou um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos
seus domínios e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando
apenas uma prancha quadrada.
Apesar
da dificuldade proposta, lá foi o artista, China afora, para tentar cumpri-la.
No caminho, ao atravessar um riacho, caiu, e a prancha quebrou em sete pedaços.
Precisava reuni-las, e após muitas tentativas percebeu que, a cada uma delas,
ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente.
Voltou
rapidamente para mostrar aquela maravilha ao imperador, que ficou muito
satisfeito com a possibilidade de retratar todas as coisas, usando apenas
aquelas sete peças...
Justificativa:
O trabalho com tangram é de grande
valor para os estudantes, pois parte de uma situação concreta, propiciando a
construção do conhecimento a partir de uma situação empírica e lúdica, uma vez
que as crianças podem manusear as peças e testar diferentes hipóteses para
chegar à construção do saber.
O jogo e o brincar estimulam a representação à expressão de imagens e permite
que o estudante situe-se na presença de tudo que existe no cotidiano. O
objeto lúdico propõe um mundo imaginário da criança e do adulto.
Segundo Vygotsky, o jogo é uma ação voluntária da criança, onde o que importa é
o processo em si e não o resultado final. O jogo inclui sempre uma intenção
lúdica do jogador e defende que toda conduta do ser humano, incluindo suas
brincadeiras, é construída como resultado de processos sociais.
Objetivo Geral:
Construir o Tangram usando
dobradura associando o lúdico e o plástico a conceitos matemáticos consistentes
e elaborados.
Objetivos específicos ao trabalhar com
Tangram:
- Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese (a regra básica do jogo é que cada figura formada deve incluir as sete peças);
- Reproduzir as figuras apresentadas nas cartelas (podem ser criadas figuras livremente);
- Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
- Familiarizar o estudante com as figuras básicas da Geometria;
- Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
- Estimular a participação do estudante em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.
Conteúdos:
- Polígonos e ângulos;
- Perímetro;
- Área;
- Frações com o Tangram;
- Subtração com o Tangram;
- Medidas.
Metodologia:
Exploração do tangram:
identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas
geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração
de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras,
compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e
resolução de problemas usando modelos geométricos.
Produto final:
Exposição na Mostra de Matemática
de painéis com figuras montadas com o Tangram.
Recursos Materiais:
- Computador;
- Data show;
- Vídeos “Construções de figuras utilizando o Tangram, Frações e Subtrações com o Tangram”;
- 1 resma de papel A4;
- 5 folhas de emborrachado;
- 10 tesouras;
- 10 estiletes;
- 20 réguas;
- Lápis grafite com borracha;
- Lápis para quadro branco;
- Apagador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário